A ORAÇÃO DA SERENIDADE PARA FUMANTES

A ORAÇÃO DA SERENIDADE PARA FUMANTES


CONCEDEI-ME SENHOR A SERENIDADE NECESSÁRIA
PARA ACEITAR AS COISAS QUE EU NÃO POSSO MODIFICAR...

Como fumantes tentando parar de fumar, não podemos modificar a vontade de fumar um cigarro, mas mesmo que não possamos modificar a vontade, podemos aceitá-la. A verdade é que enquanto não fomos capazes de aceitar nossa vontade de fumar, não conseguimos parar de fumar. Acender outro cigarro é o que fazemos se decidimos que não podemos aceitar a vontade de fumar!

É simples assim: se você quiser fumar um cigarro e não aceitar a vontade, com certeza você vai acender um cigarro. Ou talvez você só dê "uma tragadinha" para agüentar, mas mesmo "só uma tragadinha" é "não aceitar" as coisas que você não pode modificar.

Aceitar a vontade não significa que a queiramos ou que gostemos dela. Aceitar significa, em primeiro lugar, reconhecer a vontade pelo que ela é: um forte desejo, físico ou psicológico, e não uma necessidade de fumar. Só isso. Nós não lutamos contra esta vontade; preferimos contemplá-la, deixá-la acontecer, preferimos não entrar em pânico ou sentir pena de nós mesmos, mas ao contrário dizemos, "É, estou mesmo com vontade de fumar um cigarro agora".

Não praticamos o auto-engano e nem tentamos nos iludir e pensar que não queremos fumar. Este é um programa de honestidade. Também não tentamos odiar o hábito de fumar (ou odiar nós mesmos) até o ponto de pararmos. Não, nós não podemos "nos fazer parar de fumar", mas podemos conviver com a vontade, e então rogar por...

CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE POSSO...

O que podemos modificar é nossa má vontade em conviver - mesmo que por um curto período de tempo - com a vontade de fumar o próximo cigarro. Nós podemos, com a ajuda de Deus e com o apoio do grupo, mudar nossa velha maneira de lidar com a vontade, e passar a encará-la de uma nova maneira: dispomo-nos a conviver com a vontade; não precisamos mais acender um cigarro para nos livrarmos da dor da vontade. Acender um cigarro apenas demonstra que não aceitamos o que não podemos modificar e que não agimos com coragem para modificar aquilo que podemos. É claro que conviver com a vontade é duro, e as vezes muito duro, mas você não está sozinho - com a ajuda de Deus é possível fazê-lo. É disso que trata a Oração da Serenidade.

Assim, rogamos a Deus que nos ajude a aceitar a vontade, e então pedimos-Lhe que nos dê coragem para não lidarmos com esta vontade do modo que sempre fizemos: fumando um cigarro. Precisamos portanto de força para aceitar a vontade, e de coragem para não acender um cigarro...

E SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS

A sabedoria que aqui pedimos é para perceber a diferença entre nossa velha maneira de lidar, no passado, com o desconforto da vontade (acendendo compulsivamente um cigarro) e a nova maneira: aceitar a vontade até que ela passe, por mais desconforto que possamos sentir por alguns momentos.

Se pedirmos, a força e a coragem para conviver com este desconforto - como ex-fumantes - virá, mesmo que possa levar algum tempo. O que ganhamos não é simples força de vontade, mas força que vem de Deus, do grupo e do mais íntimo de nosso ser! A força que na realidade queremos é amor! Somente com este tipo de força podemos nos tornar ex-fumantes e receber uma vida nova, livre da adicção à nicotina.

Só não nos tornamos ex-fumantes há anos atrás por que escolhemos não conviver com a vontade. Cada vez que tínhamos vontade de fumar um cigarro entregávamo-nos à vontade e fumávamos. E continuávamos na esperança de que, por algum passe de mágica, chegaria o dia em que a vontade desapareceria ou então encontraríamos uma maneira absolutamente indolor para parar de fumar. E este dia nunca chegou. Cada um de nós continuou a usar sua racionalização ou desculpa preferida para fumar, suas próprias justificativas para não conviver com a vontade. E permanecemos com vontade e fumando, ano após ano. Mas agora podemos mudar tudo isto. No momento em que aceitamos o que é - "Eu quero fumar" - e encaramos isto com a coragem que Deus nos dá, podemos dizer: "Escolherei não lidar com esta vontade fumando um cigarro", e então nos tornamos ex-fumantes!

Se você continuar a fumar mesmo fazendo esta oração, então faça-a de novo, e continue fazendo-a enquanto pensa no que ela significa para você, um fumante. Em algum momento vai funcionar. Não funcionará se você não for sincero, entretanto se tudo o que você puder fazer no início for repetir a oração sem acreditar nela, faça-o! Pode ser necessário algum tempo até que você ganhe a força para conviver com o desconforto de sentir a vontade sem acender um cigarro, mas ela virá. Com o tempo a vontade diminuirá muito, e acreditamos que algum dia ela desaparecerá completamente. De qualquer modo, se você tiver uma recaída e fumar um, aceite-se com respeito, e diga de novo a oração da próxima vez!

Lembre-se: realmente não é o stress, a frustração e nem mesmo a vontade que nos leva a fumar outro cigarro, mas sim a nossa falta de força para lidar com a vontade. Esta força vem de Deus, do grupo e de nosso próprio e saudável eu interior!


Nicotine Anonymous World Services
419 Main Street, PMB# 370
Huntington Beach, CA 92648
Phone: (415) 750-0328
http://nicotine-anonymous.org/
info@nicotine-anonymous.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça a opção por tudo que é natural.

A dor de parar de fumar