Faça a opção por tudo que é natural.

 
A dependência da nicotina é uma situação em que o organismo passa a não tolerar sua ausência, reagindo com extremo sofrimento frente a essa situação. É uma forma de dependência física, semelhante à dependência provocada pelo álcool, cocaína e heroína.

A dependência é caracterizada por pelo menos um dos seguintes critérios:

- tolerabilidade - com o passar do tempo o indivíduo já não obtém o mesmo prazer com a mesma quantidade de nicotina, ele precisa de quantidades cada vez maiores da substância;
- desejo persistente - o fumante gasta grande parte do tempo em atividades como a de conseguir o cigarro, de usar o cigarro. O tabagista persiste com o uso do cigarro, apesar de saber que a sua saúde está sendo prejudicada. Há um prejuízo das atividades sociais, ocupacionais ou recreativas por causa do uso do cigarro;
- síndrome de abstinência: o indivíduo apresenta uma série de sintomas quando fica sem a nicotina
 
Cerca de um terço das pessoas que colocam um cigarro na boca e 90% dos jovens que continuam fumando após os 19 anos de idade tornam-se dependentes da nicotina. Isso deve-se aos efeitos que ela produz no cérebro humano. Veja os detalhes:
- após o cigarro ser tragado, a nicotina é absorvida pelos pulmões e cai na corrente sangüínea, atingindo o cérebro em 7 a 20 segundos.
- no cérebro, a nicotina libera substâncias (dopamina, endorfinas etc) que desencadearão a sensação de prazer;
- com o passar do tempo, o cérebro, em resposta aos repetidos estímulos da nicotina, produz mais receptores nicotínicos, passando a depender do preenchimento dos receptores pela nicotina para funcionar adequadamente, caracterizando a dependência física.

A síndrome de abstinência é um conjunto de sintomas que surgem quando o fumante dependente da nicotina fica temporariamente (algumas horas) sem usar o cigarro. 

Esses sintomas são:
• ansiedade
• tontura
• dor de cabeça
• irritação
• insônia
• mal humor 
• depressão
• desânimo
• dificuldade de concentração
• aumento do apetite
• vontade incontrolável de fumar

Esses sintomas geralmente não são atribuídos, pelo fumante, à ausência do cigarro. Eles atingem intensidade máxima após 2 a 3 dias sem fumar, reduzem com 1 semana e geralmente desaparecem após um mês.

Ao fumar os sintomas desaparecem e o indivíduo tem a falsa sensação de que o cigarro é uma forma de relaxamento. Na verdade, o tabagista fuma para aliviar ou evitar os sintomas da abstinência. Isso explica porque, ao acordar, o indivíduo tem tamanha necessidade de fumar o primeiro cigarro, pois durante o sono ocorre queda nos níveis de nicotina no sangue e caso não haja reposição os sintomas de abstinência surgirão.

A síndrome de abstinência é um dos principais motivos que dificultam o abandono do tabagismo.

Quais são as doenças associadas ao uso do cigarro?
- Câncer: 30% de todos os cânceres estão relacionados ao cigarro; os principais são os cânceres de pulmão (o cigarro é o responsável por 85% dos casos, e o fumante tem 20 vezes mais chances de ter câncer de pulmão), boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero.
- Doenças coronarianas: o fumo é responsável por 25% dos infartos e anginas. O fumante com mais de 55 anos tem o risco de morte por infarto triplicado.
- DPOC: 85% dos casos de enfisema pulmonar e bronquite crônica são provocados pelo cigarro. O tabagista tem 10 vezes mais chances de ter DPOC.
- Derrames cerebrais (AVC): 25% atribuídos ao cigarro (o risco é 3 vezes maior do que nos não fumantes).
- Distúrbios da circulação: má circulação das pernas são mais freqüentes nos tabagistas.
- Impotência: mais comum entre os fumantes, também por problemas circulatórios.
- Os fumantes apresentam, ainda, maiores chances de desenvolverem úlceras gástricas, infecções respiratórias, osteoporose, inflamação da gengiva, mau hálito, rugas na pele, celulite e catarata.

SIGA ESTAS DICAS:

Estômago muito cheio de comida enfraquece sua força de vontade. Quantidade nunca é sinônimo de qualidade.
Seu jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Coma frutas, torradas, sopas leves e iogurte.
Não fique perto de quem fuma, evite assistir programas de TV que sugiram fumar e procure fazer alguma atividade manual que lhe distraia a mente e as mãos.
Se houver algum resto de cigarro ou algo que o lembre (cinzeiros, maços já iniciados, cachimbos), jogue fora.
Dê uma volta ao ar livre, respire fundo, tome um banho relaxante, friccione o corpo com uma toalha e vá cedo para cama. O sono vai ser muito melhor.
Hoje pode ser um dia crítico. Exerça sua força de vontade.
A VITÓRIA está muito próxima!

PENSAMENTOS DO DIA:

Deus perdoa todo pecado. A natureza porém, não perdoa nenhuma transgressão às suas leis imutáveis.
As propagandas de cigarros nunca mostram um câncer.
Não esqueça: hoje está em jogo sua saúde, sua família, seu futuro e sua honra. 
O cigarro pode destruir todos seus planos. Acabe com ele antes.

Pensar que isso significa privar-se dos prazeres da vida é uma idéia tão absurda como achar que uma pessoa cheia de gordura nas artérias, cérebro embotado por estimulantes e um câncer no pulmão, pode ser feliz.
Faça a opção por tudo que é natural.
Não se preocupe com a reações do seu organismo. São normais. Durante os últimos dias ele está sendo submetido a uma limpeza e os órgãos reagem a isso. Mas logo você estará limpo, livre e vivendo bem melhor !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A dor de parar de fumar

A ORAÇÃO DA SERENIDADE PARA FUMANTES